terça-feira, 3 de setembro de 2013

0

EPC Xixá sedia o I Encontro Conexão EPC – Comunidade: superando desafios

Dia 31 de agosto, às 16 horas, foi realizado na EPC Xixá o I Encontro Conexão EPC – Comunidade: superando desafios. O encontro contou com aproximadamente 30 participantes entre estudantes e moradores da comunidade de Xixá e adjacência. 

Participaram do evento Adriano Batista, Coordenador de Protagonismo Estudantil da SEDUC; Regivaldo Gomes, doutorando em química e Coordenador da Rede de EPCs; Francisco Gonçalves doutorando em fitopatologia e um dos sete estudantes que iniciaram o PRECE; José Alfredo, agrônomo e Coordenador da Fazenda Experimental da UFC, Nacélio Gomes presidente da EPC Cipó e funcionário da EMATECE, Maria Ione, pedagoga e colaboradora do projeto Conexão EPC - Comunidade; Paulo Gleison e Luana estudantes de Agronomia e Ciências Sociais e integrantes da EPC Boa vista.

O encontro teve início com a palavra da Coordenadora da EPC Xixá Francildênia Souza que deu as boas vindas aos presentes. Os trabalhos foram coordenados por Regivaldo Gomes. Ao longo do encontro houve a exposição do vídeo sobre a história do PRECE, posteriormente Francildênia apresentou a EPC Xixá destacando a história, os desafios, os resultados e as perspectivas futuras. 

Dando sequência a programação, Adriano Batista aplicou uma oficina sobre a importância de semear educação, relembrando que em 1994 o PRECE começou com apenas sete estudantes, hoje mais de 500 já estão na universidade e retornam para desenvolver projetos em suas comunidades. “Daqui a 10 anos essas pessoas estarão não apenas fazendo diferença em suas vidas, mas impactaram o desenvolvimento de suas comunidades,” diz.

Francisco Gonçalves contou para os estudantes sua trajetória e o quanto a oportunidade que teve de estudar mudou a sua história. Segundo Francisco se ele tivesse continuado na comunidade de Jardim poderia até não ser uma pessoa infeliz, mas não teria conseguido chegar aonde chegou. Nacélio Gomes parabenizou o grupo por um ano de trabalho e ressaltou que está à disposição para ajudar a EPC no que precisar tanto pela EMATECE como pela EPC cipó. O encontro foi finalizado com uma comemoração ao primeiro ano de atividade da EPC.

O Projeto Conexão EPC – Comunidade: superando desafio é coordenado por Adriano Batista e Regivaldo Gomes e tem como objetivo conhecer localmente os desafios das EPCs e estabelecer parcerias com as Associações Comunitárias visando o desenvolvimento das comunidades. Segundo Adriano Batista a meta do projeto é realizar 13 encontros dessa natureza nas EPCs até o final de novembro de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário