quinta-feira, 18 de abril de 2013

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Experiência do PRECE encanta professores e alunos na cidade de Tamboril


Na ultima quarta feira (17), foi realizado no município de Tamboril, pela 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), um evento sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de cem participantes, entre, professores e alunos, das escolas estaduais, dos onze municípios que compõem a coordenadoria estavam presentes. Palestraram no evento Cristiane Holanda e os precistas Nonato Furtado e Orismar Barroso.

A programação aconteceu no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Antônio Mota Filho, no município de Tamboril. O Professor Nonato Furtado deu início ao evento, falando sobre produção textual e utilizando a metodologia de Aprendizagem Cooperativa com os estudantes. Ele destaca como exemplo o projeto SuperAção Enem. Na ocasião, ele demonstrou para os estudantes como é realizado o estudo através da aprendizagem cooperativa, interagindo com os jovens, utilizando as oficinas de aprendizagem cooperativa nas atividades, na sequencia, apresentou através de dados, o avanço dos alunos na produção de textual. O professor finalizou sua participação abordando as cinco competências exigidas na redação do Enem.

Cristiane Holanda sucedeu a palestra abordando sobre a lei das cotas, destacando o significado dessa ação nas escolas públicas, citando a possibilidade dos alunos de acesso à universidade nos mais diversos cursos.  A assessora explicou que antes os cursos não era frequentado por estudantes oriundos da rede pública e aproveitou a ocasião para estimular os alunos a acreditar no quanto eles são capazes de passar no vestibular de universidades federais. Ela conclui a palestra apresentando o cronograma do Enem, citando etapas, inscrições e aquisição de documentos e lembra à importância da atenção dos alunos quanto a essas datas, para os mesmos não serem prejudicados.

Para finalizar a palestra o precista, Orismar Barroso, mostrou para os alunos a origem popular do PRECE e descreveu a respeito dos impactos sociais gerados pelo protagonismo dos precistas. Ele enfatizou ainda, o retorno dos estudantes as suas comunidades, como algo que tem sustentado e dado vitalidade ao ciclo da solidariedade na região. Conclui a palestra, fazendo menção dos espaços onde hoje, está sendo aplicada a Aprendizagem Cooperativa, e cita a importância da parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, no processo de expansão da metodologia na rede estadual de ensino. 

Colaboração: Larissa Cavalcante

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