domingo, 11 de abril de 2010

0

A partir desta terça O POVO traz fascículos sobre o Enem

A partir desta terça-feira, O POVO irá trazer fascículos para ajudar os alunos que vão realizar provas do Enem O objetivo é oferecer recursos pedagógicos para orientar os estudantes acerca das mudanças do processo seletivo da UFC e IFCE
Não é de hoje é cogitada a possibilidade de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser utilizado como método de avaliação das faculdades brasileiras. Depois de especulações e boatos, algumas delas confirmaram a adoção do Exame em seus processos seletivos.

No Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma das instituições que irá, a partir da próxima turma, adotar o Enem como único método de seleção. Diante da novidade, alunos e professores vão passar por um período natural de adaptação. Agora em vez de ``bizus`` e fórmulas, deverão ficar atentos à interdisciplinaridade.e a questões ligadas ao cotidiano. As equipes da rede particular de ensino há algum tempo mantêm contato com o novo formato e os professores aplicam provas simuladas com a mesma linguagem e estilo junto aos alunos.

A fim de orientar e dar suporte aos estudantes; sejam eles da rede pública ou privada  O POVO, a Fundação Demócrito Rocha (FDR) em parceria com o Colégio 7 de Setembro lançam o curso ``O POVO no Enem``. Até setembro, os estudantes contarão com um suporte por meio de fascículos, radioaulas, videoaulas, portal e linha telefônica gratuita (0800 280 2210). Os fascículos irão ser encartados no O POVO todas as terças-feiras. O primeiro deles irá circular no próximo dia 13.

``O nosso objetivo é democratizar o ensino, possibilitar que os estudantes tenham condições de competir de forma igualitária e ampliar a possibilidade de eles ocuparem as vagas locais disponíveis.``, diz a doutora em Educação e uma das idealizadoras do projeto, Eloísa Vidal. ``Para isso, vamos contar com a experiência e a qualidade do ensino do (colégio) 7 de Setembro``, complementa.

Além da UFC, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), antigo Cefet-CE, também decidiu adotar o Enem, a partir de 2011, como única forma de acesso aos seus cursos superiores. Porém, para o próximo semestre o IFCE irá reservar 40% das vagas para os alunos que se submeteram ao Exame.

Para participar, os estudantes devem preencher ficha de inscrição disponível no site www.opovonoenem.com.br ou por meio do site da FDR (www.fdr.com.br) munido do CPF. Quem ainda não possui o documento é uma boa oportunidade de solicitar o documento, já que é uma exigência da própria organização do Enem.


Curso O POVO no Enem
Primeiro fascículo na próxima terça, dia 13, no O POVO
Mais informações: 85 3255 6330, uane@fdr.com.br

Fonte: O POVO Online

0 comentários:

Postar um comentário