quarta-feira, 10 de março de 2010

0

Museus brasileiros poderão ser visitados pela Internet

A partir do dia 26 de março, cinco museus brasileiros poderão ser visitados pela Internet de forma gratuita. É o que promete o projeto ERA Virtual – Museus, que irá reproduzir as exposições dos museus da maneira como foram montadas.

A primeira fase do projeto trará para as telas do computador o Museu de Artes e Ofícios, de Belo Horizonte (MG), o Museu Nacional do Mar, de São Francisco do Sul (SC), a Casa de Cora Coralina, de Goiás Velho (GO), o Museu Victor Meirelles, de Florianópolis (SC) e o Museu do Oratório, de Ouro Preto (MG).

Produzido pela empresa Empório de Relacionamentos Artísticos (ERA Virtual), o projeto foi desenvolvido a partir do modo de olhar de um visitante real. Setas indicarão os trajetos que o internauta poderá percorrer. Além disso, o visitante virtual poderá ter uma visão 360º dos locais. Todas as obras dos museus serão acompanhadas de áudio em mais de um idioma e podem ser ampliadas.

Segundo o idealizador do projeto Rodrigo Coelho, a transformação do real em virtual foi feita por meio de filmagens e fotografias seguidas de uma digitalização. “Temos a preocupação de mostrar o museu da forma que ele é, com a luz que incide nos objetos na realidade”, diz.

O projeto custou R$ 720 mil, valor financiado por leis de incentivo, além de contar com apoio por empresas privadas.

Até o final do ano mais sete museus estarão disponíveis na web, como o Museu do Homem do Nordeste, de Recife (PE) e o Museu Guimarães Rosa, de Cordisburgo (MG).

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 92% da população brasileira nunca visitou galeria de artes ou museus. Segundo o IBOPE, 64,8 milhões de brasileiros têm acesso à Internet. “Queremos que o projeto, que é pioneiro no país, seja uma referência cultural para as pessoas”, diz Coelho.

Visitações virtuais já são comuns nos principais museus do mundo como o Louvre, em Paris, ou o Museu Egípcio, no Cairo. Porém, a maior parte deles não permite uma navegabilidade contínua, além de apresentar um sistema pesado, que demora muito para carregar.

Os museus virtuais brasileiros também serão gravados em CD e serão distribuídos para cinco mil escolas e bibliotecas de Minas Gerais. Para os interessados de outros estados, é possível fazer o pedido através de um link que estará disponível no site.

Fonte: Portal Aprendiz

0 comentários:

Postar um comentário