terça-feira, 2 de março de 2010

0

Mulheres marcham em SP no centenário do 8 de março

Neste ano, mais uma vez, feministas saem as ruas em comemoração ao 8 de março. A concentração tem início às 10h30, na Praça Patriarca - rebatizada no ano passado de Praça da Matriarca. Comemoram o já conquistado neste século, e mostram que a luta por autonomia, igualdade e direitos é ainda muito atual. Leia o manifesto.

Depois de 100 anos da alemã Clara Zetkin ter proposto, durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, na Dinamarca, a criação de um Dia Internacional de Luta da Mulher, o movimento feminista segue batalhando para mostrar, a cada 8 de Março, o quanto nossa sociedade ainda precisa avançar em relação aos direitos das mulheres.

Em 2010, ano em que celebramos o centenário do Dia Internacional da Mulher, não será diferente. Voltamos a ocupar as ruas de São Paulo para comemorar o já conquistado nesta história de mobilização coletiva, mas também mostrar que a luta por autonomia, igualdade e direitos segue atual e necessária. Bandeiras históricas como a socialização do trabalho doméstico, salário igual para trabalho igual, o combate à violência, a reivindicação de creches para todas as crianças e o direito ao aborto para todas continuam na ordem do dia do nosso movimento.

Leia o artigo na íntegra: http://www.ciranda.net/spip/article3724.html

0 comentários:

Postar um comentário