quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

0

UFC: 14 unidades acadêmicas são a favor de adesão ao Enem

A proposta de adesão será votada nesta sexta-feira, 26. A Faculdade de Medicina foi a última unidade a definir posicionamento

As quinze unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) já definiram suas posições sobre a proposta de adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – que será votada amanhã, 26, às 9h, pelo Conselho Universitrário, na Reitoria.

O Centro de Ciências é a única unidade que decidiu não aprovar a proposta. No início da tarde desta quinta-feira, 25, a Faculdade de Medicina foi a última a definir, se posicionando a favor da adesão.

De acordo com o diretor do Centro de Ciências, Prof. Tadeu Abreu de Oliveira, a unidade é a favor da filosofia do Exame, mas, por cautela, "mais dados sobre o Sistema de Seleção Unificada são necessários para decidir pela aprovação da medida”, explicou.

A decisão de cada centro, campus e faculdade deu-se através de votações em seus próprios conselhos, formados por coordenadores de curso, chefes de departamento e representantes de alunos e professores.

Dentre os que defenderão a inclusão do ENEM no processo seletivo da UFC estão: Centros de Humanidades, Tecnologia e Ciências Agrárias, Instituto de Cultura e Arte (ICA), Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), campi do Cariri, de Sobral e de Quixadá, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado (FEAAC), Faculdade de Direito, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Faculdade de Medicina e Faculdade de Educação (Faced).

O Conselho Universitário é a instância máxima deliberativa da UFC. Além da Administração Superior e de professores, chefes de departamento e coordenadores, também têm espaço no colegiado estudantes de graduação e pós-graduação, representantes do corpo técnico-administrativo e, ainda, da comunidade externa (nas áreas cultural, profissional e empresarial).

Centro de Ciências

O Conselho do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará decidiu não acatar a proposta da administração superior de aderir ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) com 100% das vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A decisão foi tomada nessa noite de quarta-feira, durante reunião no Centro de Ciências (Pici). Segundo os professores, isso pode acarretar em excesso de alunos para essa área.

A Associação dos Docentes da UFC (Adufc) está promovendo uma consulta online, por meio do site www.adufc.org.br, sobre a questão da adesão ao ENEM por parte dos docentes.


Fonte: http://opovo.uol.com.br/cidades/956993.html

0 comentários:

Postar um comentário