terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

0

Sistema de seleção pelo Enem gera polêmica na UFC

Debate sobre a adesão da Universidade Federal do Ceará (UFC) ao Enem divide opiniões. O Conselho Universitário se reúne na próxima sexta-feira para definir se adota a prova do Enem como critério único de acesso à instituição.


Você é a favor ou contra a Universidade Federal do Ceará (UFC) adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ? A pergunta é recorrente entre estudantes e educadores e costuma dividir opiniões. Uns falam sobre a democratização do acesso à universidade pública e a socialização da educação. Outros apontam as perdas de assuntos regionais nas provas, a possibilidade de fraudes e a ocupação massiva de alunos de escolas particulares de outros estados brasileiros nas vagas dos cursos mais concorridos da UFC.

A polêmica ganhou mais força com a proximidade da decisão do Conselho Universitário (Consuni), marcada para a próxima sexta-feira, 26. Ontem, foi iniciada mais um ciclo de discussões aberto ao público sobre o assunto na reitoria da UFC. Amanhã, o debate ocorre no auditório Ícaro de Sousa Moreira, no Centro de Ciências, no Pici (15 horas). Na quarta-feira, segue para a Biblioteca do campus de Porangabuçu, às 10 horas.

Na reitoria da UFC, durante o primeiro dia do ciclo de debates, a presidente da Coordenadoria de Concursos (CCV) da UFC, Maria de Jesus de Sá Correia, afirmou ser a favor da utilização do Enem como processo único de seleção para acesso à UFC. ``Será um avanço pedagógico e um salto na qualidade educacional do Brasil``, atesta. Ela explica que, ao tomar um objeto como referência, a prova do Enem dá elementos para serem resolvidos de forma crítica e compreensiva. E acredita que a adesão da UFC dará oportunidade aos alunos da escola pública concorrerem de uma forma mais democrática. ``O aluno não precisará sair da sua cidade para se candidatar às vagas distribuídas pelas universidades de todo o País``, acrescenta.

O pró-reitor de Graduação da UFC, Custódio Almeida, completa que o aumento de inscritos em todo o País promoverá uma pressão pelo surgimento de novas vagas nas universidades públicas e criará um indicador para melhorias no ensino médio.

O Diretório Central dos Estudantes se manifestou contra a proposta. Segundo o diretor do DCE, Rodrigo Santaella, o aluno da escola pública seria o maior prejudicado com a adoção do Enem. Além disso, ele afirma que o processo único de acesso à UFC não abordará questões regionais, como Literatura, Geografia e História do Ceará.

O estudante Victor Xavier, 19, também é contra a nova proposta. Ele vem da escola pública e está tentando uma vaga no curso de Direito. ``A rede pública de ensino não está preparada para essa mudança. Além disso, de nada adianta ter cinco opções se não posso me candidatar para qualquer curso fora de Fortaleza por falta de condição financeira``.

E-MAIS

> O Sistema de Seleção Unificada foi proposto pelo MEC em abril do ano passado.

> O sistema possibilita que um estudante cearense se candidate a uma vaga em qualquer universidade federal do País que tenha aderido à proposta.

> Nesse sistema, o estudante faz uma única prova, que é a do Enem. Depois de receber a nota no exame, ele indica no sistema on-line do MEC os cinco cursos que pretende estudar.

> O vestibulando poderá optar por cinco áreas em uma mesma instituição ou em instituições diferentes. O candidato também poderá ver as notas dos seus concorrentes e checar se possui chances de ficar com a vaga. Caso contrário, ele poderá optar por um outro curso.

> O Conselho Universitário (Consuni) é formado pelo reitor; vice-reitor; todos os diretores de centros e faculdades, campus do Interior e institutos; além de representantes dos professores, servidores e estudantes.

> O estudo técnico da Coordenadoria de Concursos (CCV) foi encomendado pela reitoria da UFC.

> O novo Enem traz 180 questões em quatro áreas: Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; e Linguagens, códigos e suas tecnologias.

> Há dois anos a CCV discute um novo processo de seleção. Desde abril de 2009 ocorrem debates sobre a possibilidade de adotar o Enem como acesso à UFC.


Fonte: http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/956110.html


0 comentários:

Postar um comentário