
O evento que teve como tema: “A contribuição da UFC/PRECE para inclusão e permanência de estudantes de origem popular no Ensino Superior e para o desenvolvimento local das suas comunidades de origem”. Iniciou-se com uma apresentação dos projetos desenvolvidos pelo PRECE, realizada pelo seu idealizador e coordenador do programa na UFC, Prof. Manoel Andrade Neto –Química/UFC. Logo após, o público ouviu depoimentos de José Noberto Sousa Bezerra - Doutorando do Curso de Química/UFC e um dos sete estudantes do primeiro grupo de estudo do Programa; Carlos Roberto de Sousa Gomes- graduado em Agronomia/UFC; Maraiza Alves Teixeira – estudante do curso de Farmácia e Maria Liana Santiago – Pré-vestibulanda para o curso de Biblioteconomia/UFC.
Após as falas foi formada uma mesa com o Reitor Jesualdo Farias, o Pró-reitor de Graduação, Prof. Custódio Luis Almeida, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Clarisse Ferreira, o Pró
-reitor de Extensão, Prof. Salvador da Rocha e a Profa. Verônica Ximenes, coordenadora do Núcleo de Psicologia da UFC (NUCOM), tendo como mediador, o Prof. Manoel Andrade.

Os participantes da mesa falaram sobre a importância do PRECE, com destaque para o pronunciamento do Pró-reitor de Graduação, Custódio Almeida, sobre a implantação de um pólo da UAB - Universidade Aberta do Brasil, em Pentecoste. Ele falou que está empenhado em superar o principal obstáculo que é a proximidade de um pólo já existente que fica a menos de 100km de Pentecoste e um dos critérios é que os pólos distem a mais de 100km um do outro. Já o Pró-reitor de Extensão, Salvador da Rocha, compartilhou com o público a posposta de tornar as ações de extensão realizadas por alunos da universidade, como uma disciplina do curso, que valerão como créditos no currículo. O Reitor Jesualdo Farias salientou a importância de Programas como o PRECE existir, se comprometendo também a ajudar na implantação do pólo da UAB em Pentecoste.
Este evento faz parte da Programação comemorativa dos 15 anos de atuação do PRECE, que teve seu início no dia 21 de novembro com um evento na Comunidade de Minguá (Pentecoste), com estudantes universitários daquela comunidade e adjacências, e representantes de todas as EPC’s (Escolas Populares Cooperativas) de Pentecoste.
0 comentários:
Postar um comentário