Por Orismar Barroso
Na última quinta, dia 21 de
março, durante toda manhã, a 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da
Educação (CREDE) situada no município de Horizonte organizou evento sobre o ENEM,
com alunos e professores das escolas dos municípios pertencente a 9ª CREDE (Beberibe,
Cascavel, Chorozinho, Pacajús, Pindoretama e Horizonte).
Estiveram presentes a professora Cristiane
Holanda, chefe de gabinete da Secretaria de Educação do Ceará, o professor Manoel
Andrade do Protagonismo Estudantil/Codea/Seduc, o professor Nonato Furtado e os
bolsistas do PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis) Gustavo Ewerson e Felipe Augusto.
O evento teve inicio às 9 h com a palavra inicial do coordenador
da CREDE Paulo Alexandre, que mencionou o significado do evento e de sua
importância para os presentes. Em seguida, falou Cristiane Holanda que enfatizou
o perfil de liderança dos alunos presentes no evento e da expectativa dos mesmos
serem sujeitos participativos e colaboradores, em seus espaços de estudos.
Na sequência, o professor Manoel Andrade iniciou sua fala
fazendo uma análise de seu contexto de vida, mencionando sua experiência e
aprendizado que foi em ter participado de um grupo, quando ainda era estudante, fato este que o levou a entender a importância do estudo em
cooperação. Ele interligou sua vivência de estudo com os colegas como sendo o que
o motivou ajudar outros jovens de sua região, a formar o grupo de estudo que
ocasionou a experiência do PRECE.
O professor ainda reforçou que as
experiências comprovam que o processo de aprendizagem se deu sempre de maneira
coletiva e que motiva os participantes a refletirem na construção de uma rede de
protagonismo estudantil baseado na cooperação e, no ciclo de solidariedade. Na ocasião, concedeu a palavra aos bolsistas Gustavo Ewerson que falou um pouco da ambiência
da universidade e do significado de participar da bolsa em aprendizagem cooperativa e a Felipe Augusto que complementou falando da posição de protagonismo dos estudantes
envolvidos com a bolsa em aprendizagem cooperativa, dentro da universidade.
Por último, teve a participação do professor Nonato furtado que falou da experiência das oficinas de produção textual em Aprendizagem Cooperativa
. Nessa perspectiva, ele fez uma explanação das oficinas pontuando o passo a
passo e mostrou dados de evolução dos estudantes na produção textual. O professor finalizou sua fala traçando um perfil da redação do ENEM, analisando suas
mudanças e implicações.
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