sexta-feira, 22 de março de 2013

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Experiência do PRECE é apresentada na CREDE 9 em Horizonte


Por Orismar Barroso

Na última quinta, dia 21 de março, durante toda manhã, a 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) situada no município de Horizonte organizou evento sobre o ENEM, com alunos e professores das escolas dos municípios pertencente a 9ª CREDE (Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Pacajús, Pindoretama e Horizonte).  

Estiveram presentes a professora Cristiane Holanda, chefe de gabinete da Secretaria de Educação do Ceará, o professor Manoel Andrade do Protagonismo Estudantil/Codea/Seduc, o professor Nonato Furtado e os bolsistas do PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis) Gustavo Ewerson e Felipe Augusto.

 O evento teve inicio às 9 h com a palavra inicial do coordenador  da CREDE Paulo Alexandre, que mencionou o significado do evento e de sua importância para os presentes. Em seguida, falou Cristiane Holanda que enfatizou o perfil de liderança dos alunos presentes no evento e da expectativa dos mesmos serem sujeitos participativos e colaboradores, em seus espaços de estudos.

Na sequência, o professor Manoel Andrade iniciou sua fala fazendo uma análise de seu contexto de vida, mencionando sua experiência e aprendizado que foi em ter participado de um grupo, quando ainda era estudante, fato este que o levou a entender a importância do estudo em cooperação. Ele interligou sua vivência de estudo com os colegas como sendo o que o motivou ajudar outros jovens de sua região, a formar o grupo de estudo que ocasionou a experiência do PRECE. 

O professor ainda reforçou que as experiências comprovam que o processo de aprendizagem se deu sempre de maneira coletiva e que motiva os participantes a refletirem na construção de uma rede de protagonismo estudantil baseado na cooperação e, no ciclo de solidariedade. Na ocasião, concedeu a palavra aos bolsistas Gustavo Ewerson que falou um pouco da ambiência da universidade e do significado de participar da  bolsa em aprendizagem cooperativa e a Felipe Augusto que complementou falando da posição de protagonismo dos estudantes envolvidos com a bolsa em aprendizagem cooperativa, dentro da universidade.  

Por último, teve a participação do professor Nonato furtado que falou da experiência das oficinas de produção textual em Aprendizagem Cooperativa . Nessa perspectiva, ele fez uma explanação das oficinas pontuando o passo a passo e mostrou dados de evolução dos estudantes na produção textual. O professor finalizou sua fala traçando um perfil da redação do ENEM, analisando suas mudanças e implicações.

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