sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

1

EPC Xixá ganha sua primeira universitária

Francildênia Cavalcante é a primeira universitária da Escola Popular Cooperativa Xixá. Bastante dedicada aos estudos, gosta de ler, escrever e na escola sempre preferiu as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Não é a toa que ela foi aprovada para o curso de Letras/Português da Universidade Federal do Ceará.

A notícia da aprovação foi motivo de alegria para a jovem e para sua comunidade, já que é a primeira da localidade de Xixá a entrar para uma universidade federal: “Fiquei muito satisfeita por ter sido a primeira estudante da EPC Xixá a ser universitária, além disso, por poder mostrar a todos da EPC e da minha comunidade o quanto é válido estudar.”

Atualmente, Francildênia coordena a EPC Xixá que através do estudo em células promove o acesso à universidade. Sobre a EPC, a jovem relata: “Estudar em grupo sempre me motivou a não desistir do meu sonho, nem da minha vontade de ajudar meus amigos a realizarem também.” A história de Francildênia se repete entre os jovens e adultos atendidos pelo Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) que existe há 20 anos na região do Vale do Curu.

Desde o início do programa mais de 800 pessoas tiveram acesso à universidade através do PRECE, o método de estudo células simples mas que dá resultado tem mudado a história de vida de muitos jovens da região atendida pelo PRECE. Atualmente, são 4 municípios atendidos (Pentecoste, Apuiarés, Paramoti e Umirim) através das 13 EPCs existentes.

Um comentário: