sexta-feira, 4 de outubro de 2013

1

Universidade do Mato Grosso recebe equipe cearense de formadores em aprendizagem cooperativa

Nesse último final de semana ( 27, 28 e 29 de setembro) se assistiu a um verdadeira expedição de navegadores que decidiram remar contra a correnteza em águas matogrossenses. O desafio desse grupo, formado pelo casal de educadores Manoel e Ana Maria Andrade, pelos estudantes universitários Felipe, Gustavo e Tamires e pelos profissionais Hérmison e Marília, foi atravessar o Brasil, partindo do Ceará, para levar sementes de uma espécie raríssima em nossa flora, seja na mata atlântica, na caatinga ou no pantanal. Estamos falando das sementes da Cooperação, que encontraram no Mato Grosso solo favorável para o seu cultivo e para a sua disseminação.

Durante 3 dias intensivos, o grupo que partiu do Ceará realizou uma Formação em Aprendizagem Cooperativa para um grupo de estudantes e professores do Focco - Programa de Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa da Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT). 

A formação contou com a participação de 120 estudantes e 15 professores e gestores da UNEMAT. O Focco é um programa da UNEMAT inspirado no PACCE, que é um programa da Universidade Federal do Ceará (UFC) que estimula estudantes a formarem células com colegas da Universidade com o intuito de reduzir a evasão estudantil e valorização das práticas de estudo em célula. 

A experiência de imersão no Mato Grosso foi avaliada de forma muito positiva tanto pela equipe cearense quanto pelo grupo matrogrossense, uma vez que havia um grande interesse de ambos os grupos em consolidar a parceria que vem sendo firmada desde 2012, ano em que houve a primeira experiência de troca presencial entre ambos os estados. 

Os parceiros têm somado esforços para construir uma Aprendizagem mais cooperativa e solidária no âmbito acadêmico e social e o desafio que se apresenta para o futuro é o investimento numa formação continuada na metodologia e nas trocas de experiências entre os participantes dessa rede que tem pretendido alargar seus horizontes.

Colaboração: Marília Studart

Um comentário:

  1. Cleyton Geovani Kremer11 de outubro de 2013 às 21:48

    Muito bom ter participado deste evento tão importante para a história da UNEMAT e de todos os acadêmicos que ela compõem...

    ResponderExcluir