terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

0

Caçadores de Bons Exemplos conhecem a história do PRECE


Caçadores de bons exemplos - eles estão percorrendo o mundo em busca de grandes histórias de cooperação e transformação social. Em passagem pelo Ceará, entrevistaram o professor Manoel Andrade, um dos fundadores do PRECE.

O filho de agricultores, que hoje pós-doutorado em Química, fez história no caminho de transformação da comunidade de Pentecoste, ele “O Encantador de Alunos” é o Prof. Manoel Andrade. Do sonho de estudar surgiu a certeza de que unidos o conhecimento seria mais fácil compartilhado… nasce assim o PRECE, em uma Casa de Farinha em Pentecoste…

Na visão do professor Manoel Andrade Neto, 53 anos, o que ele fez foi muito pouco. Tão mínimo, acredita ele, que nem mereça menção (nos chamou muito a atenção sua humildade). Os feitos e conquistas são que um reflexo do amor por uma terra chamada Cipó. Para ele isto é o exemplo de perseverança, amor, dignidade… De tão pequeno, Cipó, o lugar nem distrito de Pentecostes (a 103 km de Fortaleza) chega a ser. Ainda assim, desse lugarejo de morada de apenas 10 famílias, partiu a idéia de modificar a vida de um povo. Manoel ousou: Ao invés de seguir as carreiras dos pais, os filhos dos agricultores poderiam ser o que desejassem. E foi desse jeito que resolveu reunir um grupo de alunos para que jovens e outros nem tanto assim ensinassem uns aos outros. Manoel seria o motivador. Arrumaria transporte, alimentação, livros. E na educação mútua, de troca de saberes, ensinamentos e, principalmente, de vontade de estudar, surgiu o Programa de Educação em Células Cooperativas, antes Projeto Educacional Coração de Estudante (Prece).

Foram sete os primeiros alunos, em 1994, que devem se converter em mais de 25 mil participantes em 2013. De tanto que cresceu, o Prece original deixou de ter controle sobre outras sedes abertas Brasil afora. E, apesar de ter ajudado a formular o programa, o sonho do professor é justamente não precisar mais dele. “O que eu sonho não é que o Prece cresça. O meu sonho é que a gente possa ser forte o suficiente para influenciar o desenvolvimento das escolas públicas. Minha vontade era que, daqui a dez anos, dissesse que o Prece foi feito por um grupo de pessoas que sonhou, mas que hoje a gente não precise mais dele, porque a escola é muito boa”, ensina o professor Manoel Andrade.

O PRECE – Programa de Educação em Células Educacionais tem como principal objetivo incentivar, apoiar e criar oportunidades para que crianças, adolescentes, jovens e adultos do sertão do Ceará possam investir em seus estudos, concluir o ensino básico e ingressar na universidade. Existente desde 1994, o PRECE já atende a mais de 2.000 estudantes dos municípios de Pentecoste, Apuiarés, Paramoti, General Sampaio, Umirim, Fortaleza e Maracanaú.

O desenvolvimento intelectual dos jovens das comunidades rurais criou uma geração de empreendedores. As ações educacionais do PRECE seguem a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, onde cada estudante tem sua vocação valorizada e potencializada e ajuda os demais nos campos de conhecimento em que são mais afins, ao mesmo tempo em que recebe ajuda dos demais nas áreas onde tem maiores problemas de aprendizado. São montados pequenos grupos de estudantes (células educacionais), onde cada um é monitor de uma disciplina. Recebem orientações e têm suas dúvidas explicadas por universitários que participaram do programa no passado e hoje retornam aos fins de semana para as comunidades.

Fonte: Caçadores de Bons Exemplos

0 comentários:

Postar um comentário